Cinco das 28 rádios AM da Paraíba iniciam migração para FM

Outorga foi concedida nesta sexta-feira pelo ministro Kassab, em João Pessoa.

Cinco das 28 rádios AM da Paraíba iniciam migração para FMO Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deu início, nesta sexta-feira (30), à conversão das emissoras AM para FM na Paraíba. Nesta primeira etapa, receberam a outorga, assinada pelo ministro Gilberto Kassab, cinco das 28 emissoras AM em atividade no Estado. Elas estão instaladas nas cidades de Patos, Picuí, Campina Grande, Bananeiras e Mamanguape.“As outras 23 emissoras devem pagar o boleto dentro de 90 dias e poderão assinar a migração”, antecipou Kassab.

O ministro destacou que a mudança, que deve afetar 1400 emissoras AM no país, foi iniciada recentemente e tem como objetivo melhorar o alcance das rádios como meio de comunicação. Segundo Kassab, as rádios FM têm menor custo para manutenação, o que permitirá mais investimentos das empresas, inclusive com a contratação de mais profissionais para o setor, tendo em vista a economia. 

Para a secretária Nacional de Radiodifusão, Vanda Nogueira, a migração das rádios AM para a FM deverá trazer ganhos também para a população, que poderá desfrutar de uma frequência modulada, que permite a audiência em outras plataformas, além dos rádios tradicionais, como em smarthopnes e tables. 

Após a outorga, as rádios deverão apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Intermediador do processo de migração das emissoras na Paraíba, o deputado Rômulo Gouveia (PSD) comemorou a conquista. “Foi um trabalho árduo, de insistência no Ministério, pois havia uma cobrança muito grande das emissoras, mas enfim estamos realizando este processo”, afirmou.

A solenidade foi prestigiada também pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), além do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) e do vice Manoel Junior (PMDB), empresário do ramo da comunicação e outras autoridades.