Devido à falta de verbas, PRF reduz o policiamento nas estradas

Unidades operacionais da PRF poderão ser fechadas para conter gastos.

As atividades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão ser reduzidas a partir desta quinta-feira (6). Em nota, divulgada nesta quarta-feira (5), o órgão informa que a decisão foi tomada em função do contingenciamento orçamentário imposto pelo Decreto 9.018/17, de 30 de março de 2017.

De acordo com a PRF serão suspensos os serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais além das atividades aéreas de policiamento e resgate. Ainda haverá a redução dos deslocamentos terrestres de viaturas de patrulhamento e a desativação de unidades operacionais.

A PRF informa que as medidas foram selecionadas de maneira a causar o mínimo de impacto na atividade fim do órgão. "Buscaremos diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais, priorizando atendimento de acidentes com vítimas, auxílios que sejam de competência exclusiva da PRF e enfrentamento a ilícitos", afirma.

Sobre a desativação das unidades operacionais o órgão afirma que haverá um cronograma conforme planejamento e adequação regional. "O policiamento das áreas das unidades desativadas sendo assumido por outras unidades operacionais, de acordo com critérios da gestão regional", diz.

Na nota, a PRF informa que as unidades administrativas vão reduzir o horário de atendimento ao público, que passará a ser das 9h às 13h. Ao JORNAL DA PARAÍBA, a Superintendência da PRF na Paraíba informou que ainda não foi decidido como o contingenciamento de gastos afetará o funcionamento nas unidades do órgão no estado.