Missa de 7º dia de Dom José Maria Pires acontece neste domingo

 Quem vai presidir a celebração é o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson

 A missa de sétimo dia da morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, ocorre neste domingo (3), às 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. 

 
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, quem vai presidir a Celebração é o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson.
 
Dom José nasceu em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, em 15 de março de 1919 e foi o quarto arcebispo da Paraíba. O arcebispo emérito entrou no seminário aos 14 anos e ordenou-se padre aos 22 anos, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Ele renunciou ao cargo em 1995, a partir de quando passou a figurar como arcebispo emérito.
 
Próximo de Dom Hélder Câmara, Dom José foi um símbolo da resistência ao governo militar. Teve também participação valiosa nos conflitos pela terra na Paraíba, ao defender camponeses.
 
Participante ativo da luta pelos direitos dos negros, em 2013, publicou o livro “A cultura religiosa afro-brasileira e seu impacto na cultura universitária”. Quando se tornou emérito, voltou a ser pároco de Córregos e Santo Antônio do Norte, no Vale do Jequitinhonha, onde se dedicou também a um projeto de geração de renda para centenas de famílias carentes dessa região. Nos últimos anos, residia na Arquidiocese de Belo Horizonte.