Professor se torna o primeiro surdo paraibano com mestrado

Ele vai ser homenageado nesta terça (26) pela Câmara com a medalha de honra ao mérito.

Professor se torna o primeiro surdo paraibano com mestradoNesta terça-feira (26) é celebrado o Dia Nacional do Surdo e nesta data o primeiro professor paraibano surdo a obter o título acadêmico de mestre receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Campina Grande. 

O professor José Tiago Ferreira Belo vai ser agraciado com a medalha de honra ao mérito municipal. Ele é natural de Campina Grande e enfrentou obstáculos para conseguir estudar e posteriormente se formar, chegando a obter um grau de pós-graduação.

A história do professor começou na Escola de Áudiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, unidade bilíngue para surdos, onde ele estudou o ensino fundamental e o ensino médio. Depois de formado, José Tiago teve problemas ao prestar vestibular, uma vez que as universidades de Campina Grande e da Paraíba não dispunham de cursos com grade e disciplinas voltadas para pessoas com deficiência auditiva, que necessita do emprego da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com isso, ele terminou por realizar provas para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possuía condições de oferecer aulas adaptadas para surdos, e ser aprovado.

Em 2012, concluiu o Curso de Adaptação Letras-Libras e em seguida ingressou no mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, onde desenvolveu a pesquisa “Representações Surdas Sobre a Língua de Sinais no Facebook”. Tiago fez a defesa da dissertação em dezembro de 2016, obtendo o título de mestre em Educação.

Além disso, o professor foi aprovado em vários concursos públicos, e atualmente trabalha no campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde ministra aulas para estudantes universitários no ensino regular.

“Enfrentei muito preconceito, mas fui à luta e consegui vencer. Quero fazer tudo, me especializar ainda mais e mostrar que eu posso”, disse Tiago que já pensa em fazer um curso de doutorado.