2ª etapa da produção de vacina contra a Zika está em andamento

Segundo ministro, expectativa é que produto esteja disponível em até 2 anos. 

2ª etapa da produção de vacina contra a Zika está em andamentoA 2ª fase da produção de uma vacina contra o vírus Zika já está em andamento. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo ele, que firmou uma parceria com o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Thomas Price, a vacina vai começar a ser testada em humanos em produção pela Fiocruz/Biomanguinhos

A parceria foi firmada durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em Washington. Após testes bem-sucedidos em animais, a nova etapa deve se iniciar dentro de um ano, logo após a produção dos lotes clínicos, avaliações pré-clínicas e a aprovação deste estudo pelo comitê de ética das instituições envolvidas.

“Vamos agilizar o processo de produção da vacina, que será muito útil para o controle da Zika em todo o mundo. Essa vacina irá produzir muitos impactos positivos em relação à infecção pelo Zika, evitando sequelas nas pessoas contaminas", disse Ricardo.

Segundo ele, a expectativa é que a vacina esteja disponível para a população em até dois anos, dependendo da evolução dos testes.

A vacina contra Zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), vinculado ao Ministério da Saúde, apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, o contágio de seus filhotes.

É um dos mais avançados estudos para a oferta de uma vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (22) pela revista Nature Communications.

Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros da pesquisa. Os testes obtiveram sucesso em seu objetivo, que é impedir que o vírus Zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central tanto nos camundongos quanto nos macacos.