Bebês retornam ao hospital Frei Damião e atendimento é retomado

Entrada principal da unidade foi reaberta; lavanderia e almoxarifado seguem interditados.

No fim da tarde desta sexta-feira (29), seis dos sete bebês que foram transferidos da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, após um incêndio atingir a unidade hospitalar, já retornaram ao local. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a direção da Maternidade Frei Damião afirmaram que o atendimento está normalizado na unidade de saúde. O almoxarifado e a lavanderia seguem interditados.

Devido à fumaça, os atendimentos na porta principal haviam sido suspensos. Pelo mesmo motivo, sete bebês e suas mães foram transferidos para para o Instituto Cândida Vargas e o hospital Edson Ramalho, ambos em João Pessoa. O sétimo bebê que não foi transferido de volta para o hospital Frei Damião deve ser transferido ainda nesta sexta-feira (29). Todos encontram-se em estado de saúdo regular.

“A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a porta de entrada, além de outros setores estão funcionando normalmente”, esclarece a nota da SES e da maternidade.

Entenda o caso

incêndio que atingiu a maternidade Frei Damião, em João Pessoa, na noite desta quinta-feira (28), começou a partir do superaquecimento de um disjuntor na área da lavanderia. Conforme o Corpo de Bombeiros, o superaquecimento provocou o início do fogo em uma pilha de lã que estava acumulada próxima ao disjuntor.

Ninguém ficou ferido no incêndio, mas muitos pacientes inalaram fumaça. De acordo com diretora da maternidade, Ana Márcia Fernandes, os bebês transferidos passaram por assepsia nos outros hospitais.

Uma viga de sustentação de uma ala da maternidade caiu. Por precaução, o Corpo de Bombeiros interditou o primeiro andar da unidade. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e o bloco cirúrgico foram isolados pelo Corpo de Bombeiros ainda durante o combate ao incêndio.