João Pessoa tem mais de 200 locais para piquenique

Praça da Independência, Lagoa e a Bica estão entre os espaços preferidos da população para atividade.

 Os dias mais longos e ensolarados com temperaturas amenas fazem da primavera — que vai do dia 22 de setembro até 21 de dezembro — a estação do ano ideal para a prática de atividades ao ar livre, como o piquenique. Em João Pessoa, cerca de 200 praças públicas estão disponíveis e têm estrutura para receber famílias e grupos de amigos com o intuito de fazer refeições.

Os locais favoritos da população para piqueniques, de acordo com diretor de paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Sergio Chaves, são a Praça da Independência, o Parque da Lagoa Solon de Lucena e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara.

"Esses lugares apresentam canteiros verdes grandes e largos, o gramado também possui uma elasticidade maior, o que faz com sejam os mais escolhidos", explica.Para fazer um piquenique nestes lugares, basta levar os alimentos e aproveitar o espaço. Contudo Chaves alerta que não é permitido a instação de tendas, nem equipamentos maiores nas praças.

"Quem quiser fazer algo maior, como um aniversário, por exemplo, pode ir a Sedurb, que fica no Centro Administrativo Municipal e solicitar uma autorização especial, que será analisada e, só assim, a realização poderá ser autorizada", ressalta.

Outra opção para quem busca um local para fazer um piquenique é o Bosque dos Sonhos, que fica ao lado do Farol do Cabo Branco e tem uma área de três hectaresSegundo a responsavel pelo local, Ana Andrade, no bosque há uma parte aberta de livre acesso a todos, com lanchonete, tapiocaria, sorveteria e lojas de artesanato.

"Além da área aberta temos uma área destinada para piqueniques e aniversários. Para ter acesso ao local, cobramos R$ 7 por pessoa. Lá já tem uma estrutura com mesas e cadeira rústicas, um mirante que foi recentemente construído e quem desejar pode trazer sem custo extra mais cadeiras, mesas e decoração", afirma.

Dicas do que levar

A nutricionista Danuta Arnaud sugere que, para um piquenique, sejam evitados alimentos industrializados, por conterem sódio e açúcares refinados. "As melhores opções são frutas, como maça, banana, goiaba e morango. Outras dicas são os alimentos oleaginosos, como castanha e amendoim, biscoito integral geleia, torradas com patês, pipoca e como opção de bebida suco de frutas e chá", indica.