Hábito de tomar café pode piorar dores de cabeça crônica

Especialista abordou diferentes quadros na CBN João Pessoa.

Hábito de tomar café pode piorar dores de cabeça crônicaTomar café pode ser prejudicial para pessoas que sofrem com dor de cabeça. A ligação entre a substância e o quadro foi apresentada nesta terça-feira (17) pelo médico Gilvandro Lins, especialista em dores, durante entrevista à rádio CBN João Pessoa. A participação aconteceu durante o projeto ‘Saúde em Alta’, que celebra o Dia do Médico e faz parte do CBN Cotidiano. 

Ouça a entrevista completa do médico Gilvandro Lins

Segundo Gilvandro, para pessoas que possuem dor de cabeça crônica, a cafeína mascara os sintomas do quadro, uma vez que diminui a vasodilatação, alivia a sensação de mal estar, mas não cura. "Nesses casos, tomar café pode ocasionar uma segunda crise ainda mais forte", ressaltou, alertando que até para o tratamento destes casos não são indicados remédios à base de cafeína.

Ainda sobre dor de cabeça, o médico listou algumas razões que podem contribuir para o problema que atinge cerca de 90% da população mundial. Conforme ele, má postura, falta de alimentação e fotofobia estão entre os principais motivos.

"Não existe um único tipo de dor de cabeça. Por isso, elas tem diferentes tratamentos e podem ser um sinal de alerta para alguma outra patologia mais séria", frisou.

Outros tipos de dores

Durante o programa, o médico também respondeu a perguntas sobre dores nas costas, quadro que, segundo ele, atinge de 12 a 13% da população brasileira de forma crônica. De acordo com o profissional, a parte mais complexa do tratamento nestes casos é a identificação da real causa da dor, já que, como as dores de cabeça, as dores nas costas possuem diversas origens.

Ele abordou, ainda, dores ocasionadas por gota, pedra nos rins e a fibriomialgia, doença que ficou conhecida em todo o país por ter sido a responsável por fazer com que a cantora Lady Gaga cancelasse o show marcado para o Rock In Rio em setembro.