Polícia despeja 400 famílias de assentamento em Caaporã

Agricultores e desempregados ocupavam área da prefeitura do município desde novembro.

Polícia despeja 400 famílias de assentamento em CaaporãCerca de 400 famílias de agricultores e desempregados sem-teto estão sendo despejadas de um assentamento na entrada do município de Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, as famílias estariam ocupando uma área pública que pertence à prefeitura do município.

Conforme a PM, a ação obedece a um pedido de reintegração de posse realizado pela Prefeitura Municipal de Caaporã. Através do deputado Frei Anastácio, que está presente no local, os moradores do assentamento afirmaram que o prefeito Cristiano Monteiro havia prometido a construção de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida, utilizando financiamento da Caixa Econômica Federal, mas a promessa não foi cumprida.

Polícia despeja 400 famílias de assentamento em Caaporã"O prefeito havia se comprometido a não despejar as famílias, mas voltou atrás e ficou contra essas pessoas", disse Frei Anastácio. Segundo ele, vários barracos que serviam de habitação aos assentados já foram destruídos pela polícia. O local estava ocupado pelos agricultores desde novembro do ano passado.

Mais de 50 homens da PM, incluindo policiais da cavalaria e da tropa de choque, estão no local para cumprir o pedido de reintegração, além de uma equipe de gerenciamento de crises que está negociando com representantes dos assentados.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Caaporã, mas as ligações não foram atendidas.