71,5% dos alunos do 3º ano do fundamental não dominam a leitura

Volume um pouco menor (71,3%) têm resultado semelhante em relação à matemática.

Mais de 71,5% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas na Paraíba têm desempenho considerado insuficiente em relação à leitura. Volume um pouco menor (71,3%) têm resultado semelhante em relação à matemática. Os dados são da Avaliação Nacional da Alfabetização, realizada pelo Ministério da Educação no novembro de 2016 e divulgados nesta quarta-feira (25). Eles também revelam que mais da metade destes alunos têm desempenho insuficiente em relação à escrita.

Segundo o MEC, a avaliação foi feita medindo “competências específicas e diferentes entre si”. Ao todo são 20 questões objetivas de leitura e outras 20 de matemática, com mais três questões para avaliar a escrita.
Para tentar reverter esse quadro, o Ministério da Educação apresentou nesta quarta-feira medidas da Política Nacional de Alfabetização. As regiões Norte e Nordeste foram as que obtiveram os piores resultados de leitura, com 70,21% e 69,15% dos estudantes apresentando nível de insuficiência, respectivamente. Esses percentuais caem para 51,22% no Centro-Oeste; 44,92% no Sul; e 43,69% no Sudeste.

Os estudantes que participaram da ANA foram enquadrados em quatro níveis com relação à proficiência em leitura: elementar (leitura de palavras com sílabas constituídas de uma consoante e uma vogal); básico (capazes de identificar a assunto e finalidade de textos de até cinco linhas); adequado (inferir o assunto em textos simples, localizar informação no meio ou final do texto, identificar o referente de um pronome pessoal e reconhecer significado de expressão de linguagem figurada); e desejável (reconhece participantes de um diálogo, e reconhece relação de tempo e identifica o referente de pronome possessivo). Os dois primeiros são níveis considerados insuficientes.