Laudo aponta que gás causou quatro mortes em poço na PB

Acidente aconteceu em janeiro, quando vítimas estavam limpando o poço.

A decomposição de matéria orgânica, como folhas e animais mortos dentro de um poço, provocou uma reação química que produziu um gás que expulsou o oxigênio do espaço confinado, causando as mortes de quatro pessoas no Poço Amazonas, no município de Barra de São Miguel, no Cariri da Paraíba. As informações são do laudo pericial divulgado na quarta-feira (25) pelo Instituto de Polícia Científica. 

O acidente aconteceu no dia 12 de janeiro em um poço que tinha 5,6 metros de profundidade e uma lâmina de água de 1 m e as quatro vítimas faziam a limpeza no local. O primeiro a entrar na perfuração passou mal e os outros que estavam próximos também acabaram morrendo ao ir entrando no poço na tentativa resgatar o homem que estava no interior do local. Outros quatro homens passaram mal, mas sobreviveram. 

A pesquisa foi realizada por um grupo formado por profissionais de instituições como IPC, UEPB, UFCG, a partir da análise de amostras da água coletada nos poços. A partir de agora o grupo de pesquisa vai elaborar, em parceria com uma fundação, um protocolo com orientações para os trabalhadores rurais em relação.