Enem tem novidades nas regras de segurança: confira

 As novidades vão além do sistema de segurança. Provas começam 

O dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e quase 190 mil pessoas vão realizar a prova na Paraíba. Pensando em sanar possíveis dúvidas, o JORNAL DA PARAÍBA mostra todos os detalhes da prova, desde as mudanças na prova, até as novas regras de segurança desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Abertura dos portões

Os portões abrem exatamente às 11h na Paraíba, equivalente às 12h no horário de Brasília no horário de verão. É importante chegar cedo para evitar trânsito e atrasos. Além disso, locais de prova muito grandes são mais demorados para achar a sala.

Antes de começar a prova

Ao chegar na sala, o candidato deverá guardar todos os objetos não permitidos no Envelope Porta-Objetos. O envelope não pode ser aberto até o término da prova.

Cada usuário deverá conferir se suas informações estão corretas no Cartão-Resposta/Folha de Redação. Nele estarão seu nome e número de inscrição. Caso haja algum erro, comunique ao fiscal da sala.

Outra novidade é que haverá coleta de dados biométricos. O candidato deve conferir se seu nome e número de inscrição estão corretos e aguardar que o aplicador da prova faça a coleta.

Ninguém pode começar a prova antes de 12h30, segundo o horário de Brasília. Além disso, o candidato não pode sair da sala em definitivo antes das 14h30.

Cartão resposta

Neste ano, o Cartão-Resposta/Folha de Redação terão o nome do candidato. Eles só serão entregues a partir das 12h e a partir desse horário será proibido ir ao banheiro sozinho.

Uma novidade é que o Cartão-Resposta/Folha de Redação virão juntos na folha de redação serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

Sobre a redação

Alguns itens são capazes de zerar a redação. São eles:

  • Fugir do tema proposto;
  • Não atender a proposta pedida;
  • Desrespeitar os Direitos Humanos;
  • Entregar a Folha de Redação sem nada escrito;
  • Usar parte de texto desconectada do tema proposto.
  • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo;

Regras de segurança

Os locais de prova terão mais detectores de metal disponíveis. O participante poderá passar por revista eletrônica a qualquer momento durante a prova, por meio de detectores de metal. Ninguém pode recusar passar pela revista eletrônica e pela coleta de dado biométrico, assim como ter seus objetos revistados eletronicamente.