Outubro de 2017 teve quatro vezes mais chuvas em João Pessoa do que no ano passado

Além disso, volume de chuvas no mês foi mais de 80% maior do que a média histórica.

João Pessoa registrou quatro vezes mais chuvas no mês de outubro deste ano do que no mesmo período do ano passado, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, uma sistema de alta pressão favoreceu para que chovesse mais na região litorânea e em parte do Brejo paraibano.

Na capital da Paraíba, foram registrados 51,6 mm de chuva no mês passado, o que representa um volume de chuva 83,6% maior do que a média histórica para a época, que é de 32,6 mm. Outros municípios que apresentaram grande volume de chuvas foram Areia, no Brejo, Alhandra, no Litoral Sul, e Mataraca, no Litoral Norte.

Outubro de 2017 teve quatro vezes mais chuvas em João Pessoa do que no ano passadoEm Areia, foram observados 68,4 mm de chuvas no mês passado, tendo sido a cidade em que mais choveu no estado. O volume de chuvas é mais do que o dobro da média histórica na cidade para o período, que é de 32,6 mm.

Marle Bandeira disse que as chuvas na região leste da Paraíba foram influenciadas por um sistema de alta pressão. "A alta pressão favoreceu o transporte de umidade do oceano para a costa, fazendo chover em parte do estado", explica.

A meteorologista diz, ainda, que para o mês de novembro não são esperadas muitas chuvas no estado. "É um período de chuvas reduzidas, com casos isolados, o que é normal para essa época do ano", conclui.

Outros municípios

De acordo com os dados da Aesa, os outros municípios que apresentaram chuvas além da média histórica foram Alhandra e Mataraca. No município do Litoral Sul choveu 66,2 mm, enquanto a média para a época é de 35,6 mm. E em Mataraca, choveu 42,3 mm, enquanto a média é de 35 mm, para o mês de outubro.

Em todo o estado foram registradas chuvas, de acordo com a Aesa, em 58 municípios. Nos demais 165 municípios da Paraíba não há dados quanto a precipitação.