Quase 190 mil candidatos vão fazer Enem em 413 locais

Esquema de segurança teve reforço.

Quase 190 mil pessoas vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 na Paraíba. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro em 413 locais de provas do estado.

Neste ano, a Polícia Militar da Paraíba vai utilizar 1.500 policiais e 320 viaturas no esquema montado para o exame. O efetivo da PM teve um acréscimo de 100 policiais em relação ao ano anterior uma vez que as provas passaram a ser realizadas em dois domingos — nos anos anteriores, elas aconteciam em dois dias seguidos.

Os portões abrem exatamente às 11h na Paraíba, equivalente às 12h no horário de Brasília no horário de verão. Os locais de prova terão mais detectores de metal disponíveis e candidato poderá passar por revista eletrônica a qualquer momento.

Uma novidade é a coleta de dados biométricos. Durante a realização das provas, o candidato deve conferir se seu nome e número de inscrição estão corretos e aguardar que o aplicador da prova faça a coleta.

Cartão de inscrição

O Ministério da Educação liberou a consulta ao cartão de confirmação na tarde do dia 19 de outubro. Ele pode ser acessado pelo site do Inep ou pelo aplicativo oficial do MEC, disponível gratuitamente para iOS e Android. Além disso, o cartão também será enviado por e-mail e SMS, usando os dados de cadastro dos participantes.

O documento informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.