Hospitais particulares passam a oferecer transplantes pelo SUS em João Pessoa

Prefeito assinou termo de cooperação entre a prefeitura, as unidades e o SUS na manhã desta terça (7). 

Os Hospitais Nossa Senhora das Neves e Memorial São Francisco vão passar a oferecer transplantes de rins e fígado pela rede pública. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura de João Pessoa, o Sistema Único de Saúde (SUS) e as unidades. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta terça-feira (7) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

“Estamos assinando este convênio para que aquelas pessoas que necessitam de um transplante tenham mais conforto e comodidade, possam acelerar o tempo para a realização da cirurgia e garantir qualidade de vida a elas”, declarou Luciano Cartaxo.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante na Paraíba realizou 140 transplantes, sendo 114 de córnea, 25 de rim e 1 de fígado. Com o credenciamento de mais duas equipes transplantadoras, a Paraíba passa a ter cinco equipes capacitadas para realização desses procedimentos, sendo três hospitais para transplantes de rins — dois em João Pessoa e um em Campina Grande — e dois para transplantes de fígado, ambos na capital.

A relação de pacientes que precisam de transplantes é administrada pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), por meio de sistema informatizado, juntamente com a Central Estadual de Regulação. A diretoria de Regulação da Rede Municipal de Saúde ficará responsável em acompanhar e fiscalizar todo o processo dos usuários da rede municipal.