Mutirão de cirurgias de catarata termina neste sábado em Queimadas

Meta da Saúde é realizar 210 procedimentos em pacientes da fila de espera.    

Termina, neste sábado (11), o mutirão de cirurgias de catarata, no Hospital Geral de Queimadas, no Agreste da Paraíba. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, a ação começou na quinta-feira (9), com previsão de serem realizadas 210 cirurgias, beneficiando pacientes de 15 municípios da região, incluindo Campina Grande. O objetivo do mutirão de cirurgias é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.

As cirurgias são realizadas por uma equipe de oftalmologistas do governo estadual – Daniel Stroff, Sydney França, Claudenir Gambarra, Whelita Conceição, Ronaldo Ventura e Dênis Vitorino. Será beneficiado com as cirurgias todo paciente cadastrado que tem indicação para procedimento. É necessária a realização de exames pré-operatórios e laudo cirúrgico.

Segundo a diretora-geral do Hospital de Queimadas, Samara Farias Aguiar, o mutirão de cirurgias de catarata busca minimizar a fila de espera do SUS e garantir uma melhor qualidade de vida à população que precisa dos procedimentos.

Segundo a gerente de Regulação da SES, Selda Gomes, a iniciativa beneficia, de forma direta, a população idosa. “Os mutirões vêm atendendo às necessidades dos usuários, buscando devolver a visão, principalmente, dos idosos, que a perdem devido à presença de catarata”, disse.

Números

Nos meses de agosto e setembro deste ano foram realizadas aproximadamente 500 cirurgias de catarata para moradores dos 24 municípios polarizados por Patos, no Hospital Regional da cidade, num valor de R$ 321.500,00.

Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Selda lembra que, para se cadastrarem, os usuários devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios e, dessa forma, realizar a cirurgia gratuita.