Paraíba registra 27% de abstenção no 2º dia do Enem 2017

Índice paraibano é o segundo menor do país. Nacionalmente foram 32% de faltosos.

A Paraíba teve um índice de abstenção de 27% no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste domingo (12). Assim como aconteceu na semana passada, o registro de faltosos foi o segundo menor do país, ficando atrás apenas do Piauí, que apresentou 26,2%.

Um total de 189.152 candidatos se inscreveram para fazer as provas na Paraíba. Desse montante, quase 49 mil já tinham sido eliminados no primeiro dia de provas do Enem, quando foi registrado um índice de abstenção de 25,90%. O que significa dizer que no segundo dia houve um aumento de 1,3% no número de faltosos.

Os números registrados na Paraíba ficaram abaixo dos nacionais, pois segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram 32% de faltas neste domingo.

Os candidatos responderam questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia) neste segundo dia de provas. No domingo passado (5) foram aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

Neste ano, um total de 853 candidatos foram eliminados do Enem nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Na avaliação dele, o índice de abstenção está dentro da média.

“Historicamente, o primeiro dia tem menos abstenção do que o segundo dia. É um dado que repete um comportamento padrão em exames anteriores. Não vejo isso como uma grande novidade”, disse. Ele lembrou que, a partir deste ano, o participante isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem que não compareceu às provas e não justificar a ausência perderá o direito a nova isenção no ano que vem.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio  Teixeira (Inep) fará a segunda aplicação anual do Enem 2017 para alunos que foram prejudicados na primeira aplicação e para as pessoas privadas de liberdade (PPL). De acordo com o instituto, um total de 3.581 alunos vão refazer as provas em dezembro por problemas na aplicação regular, como por exemplo em locais de prova em que houve corte no abastecimento de energia.

Resultados

O gabarito oficial do Enem será divulgado até a próxima quinta-feira (16) no Portal do Inep e no aplicativo do Enem. Os cadernos de questões de cada dia serão disponibilizados também no site do Inep e no aplicativo. Já o Boletim de Desempenho, que traz as notas idividuais dos participantes, deverá ser disponibilizado só  em 19 de janeiro de 2018.

O resultado do Enem pode ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).