Quase 10 mil candidatos vão fazer o Encceja na PB no domingo

Provas vão ser realizadas em dois turnos em cinco cidades paraibanas.

Foto: Reprodução
Quase 10 mil candidatos vão fazer o Encceja na PB no domingo
Reprodução

Ao todo, 9.801 candidatos vão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) na Paraíba. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desse total, 1.413 participantes são do ensino fundamental e 8.388 do ensino médio. A prova acontece neste domingo (19) e é voltada a estudantes que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

O exame vai ser realizado em cinco cidades paraibanas: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa. Os candidatos podem ter acesso ao local exato de prova por meio do site do Inep.

As provas vão acontecer em dois turnos. No horário local, os portões do primeiro turno vão ser abertos às 7h e fechados às 7h45, com as provas sendo aplicadas das 8h às 12h. No turno da tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h15 no horário local, enquanto as provas vão começar às 14h30 e vão até as 19h30.

Para o ensino fundamental, os exames vão abranger ciências naturais, história e geografia (turno matutino); e língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação (turno diurno). Para o ensio médio, eles são compostos por ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias (turno matutino); e linguagens e códigos e suas tecnologias; redação; e matemática e suas tecnologias (turno diurno).

As provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Na redação, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Sobre o exame

O Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.