‘Eu chamo de amor à vida’, conta jovem sobre doação de sangue

Jovem doa sangue a cada três meses para ajudar quem precisa. Neste sábado é celebrado do Dia do Doador de Sangue.

Foto: Herbert Clemente
'Eu chamo de amor à vida', conta jovem sobre doação de sangue
Doação de sangue no Hemocentro da Paraíba (Foto: Herbert Clemente)

A jornalista paraibana Polyanna Gomes, de 25 anos, sempre desejou doar sangue. “Eu chamo de amor a vida”, contou a jornalista revelando que nunca doou antes porque não sabia como fazer nem o que era necessário para fazer a doação. Mas há dois anos, Polyanna começou a fazer doações frequentes. O Dia do Doador de Sangue é celebrado neste sábado (25) exatamente para estimular gente como a jornalista a contribuir com os bancos de sangue.

Polyana conta que iniciou a prática durante um evento que promove a doação de sangue, realizado que por uma amiga. Na ocasião ela recebeu todas as informações necessárias para prosseguir, como o peso mínimo, idade e o local. Neste mesmo dia, Polyanna se cadastrou no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), se tornando também doadora de medula óssea.

“A vida de todo ser humano é preciosa, e doar sangue é amar alguem, dar vida, dar amor”, afirmou a jovem. Ela revelou também que costuma doar sangue a cada três meses. “Esse ano falhei um pouco. Faz 5 meses que não fui. Mas o ano ainda não acabou”, concluiu.

App doadores de sangue

A jornalista contou que quando começou a ser uma doadora frequente, ela baixou uma aplicativo para auxiliá-la. Camado Hemoliga, “o app me avisa as datas que devo doar”, explicou Polyanna.

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido pelo Hemocentro do Rio Grande do Norte (HemoNorte) e a Paraíba foi o terceiro estado do Nordeste a aderir ao sistema, que estabelece uma interação e integração entre os doadores e o Hemocentro. Atualmente, o aplicativo já existe, além da Paraíba e Rio Grande do Norte, no Amazonas, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e Bahia.

De maneira rápida, os doadores tem informações de quando podem realizar novas doações, além de ter acesso ao banco de sangue e saber se o Hemocentro da Paraíba está precisando do seu tipo sanguíneo. O aplicativo está disponível para Android, IOS e Windows Phone.