Mais de 70% dos açudes da PB estão com menos de 20% de capacidade hídrica

Dados apontam quadro crítico do período de estiagem que atinge o estado pela falta de chuvas.

O longo período de estiagem que atinge o estado da Paraíba já deixou 91 açudes dos 127 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) com menos de 20% de capacidade hídrica. O número representa mais de 70% de todos os mananciais com acompanhamento diário pelo órgão.

Dos 91 reservatórios, 58 estão em situação crítica com menos de 5% do volume total de água e 33 com o nível abaixo de 20%. Outros 35 estão com a capacidade superior a 20% e apenas 1 com o nível acima da condição hídrica total. Os dados fazem parte do relatório de monitoramento da referente ao período dos últimos dois meses na Paraíba.

A condição do volume de água dos mananciais durante o mesmo período de 2016 era semelhante ao quadro atual revelado pelo relatório. Na época, 99 açudes apresentavam menos de 20% de capacidade hídrica do total de 127, sendo 73 avaliados pela situação crítica com menos de 5% do volume de água e 28 com capacidade acima de 20% do limite, segundo a AESA.

Um relatório divulgado recentemente pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), revelou que pelo menos 28 municípios  estão em situação de colapso e tiveram o abastecimento de água suspenso pelo órgão em questão do baixo nível dos reservatórios.

Situação de Emergência

Um decreto publicado em outubro deste ano pelo Governo da Paraíba reconheceu o estado de emergência em 195 municípios por consequência da seca. O decreto tem a validade de 180 dias e possibilita que os municípios sejam atendidos com medidas emergências devido a escassez de água provocada pela estiagem. As áreas consideradas em situação de extrema seca também registraram crescimento nas regiões da Paraíba, segundo o mapa das secas publicado recentemente pela Agência Nacional das Águas (ANA), que monitora a condição climática do Nordeste.