Agricultores da Paraíba recebem documentos que dão posse de terra

Entrega foi feita nesta segunda-feira (18) pelo Incra no estado.

Divulgação
Agricultores da Paraíba recebem documentos que dão posse de terra
Divulgação

Famílias de três assentamentos da reforma agrária da Região Metropolitana de João Pessoa receberam 84 Títulos de Domínio (TDs). A entrega aconteceu nesta segunda-feira (18) em evento realizado pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba.

Agricultores dos assentamentos Barra de Gramame, no município de Conde, e Nova Tatiane e Santa Terezinha, em Pedras de Fogo, foram beneficiados com a entrega dos documentos que transferem o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo.

O TD é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. É garantido por lei, quando verificado que foram cumpridas as cláusulas do contrato de concessão de uso e que o assentado tem condições de cultivar a terra e de pagar o título de domínio em 20 parcelas anuais.

Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados, a titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público – representado pelo Incra – e dos beneficiários, caracterizado pelos assentados.

O superintendente do Incra/PB, Rinaldo Maranhão, destacou a importância da entrega dos TDs às famílias, processo que, segundo ele marca uma nova etapa da reforma agrária no estado. “Hoje a gente consolida um processo que durou anos e que sinaliza positivamente que a Paraíba está na vanguarda e continua firme no processo de reforma agrária”, disse.

“Os agricultores assentados que efetivamente vivem e produzem legalmente nestes três assentamentos agora estão amparados juridicamente com o título definitivo que lhes dá o direito de dizer que a terra é verdadeiramente deles”, acrescentou.