Apenas 14% das delegacias da Paraíba têm o número suficiente de servidores

Unidades do MP verificaram 277 das 283 delegacias de Polícia Civil no estado.

Divulgação
Apenas 14% das delegacias da Paraíba têm o número suficiente de servidores
Divulgação

Apenas 14,08% das delegacias no estado da Paraíba possuem o número de servidores suficiente para o funcionamento adequado do atendimento à população. A informação faz parte de um relatório divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O documento, referente ao segundo período de 2016, traz informações e estatísticas sobre as condições físicas, estruturais e de pessoal verificadas pelas unidades do Ministério Público em 277 (97,88%) das 283 delegacias de Polícia Civil visitadas no estado.

De acordo com o levantamento, somente 39 (14,08%) das 277 delegacias analisadas cumprem os requisitos mínimos relacionados aos números de servidores. Embora seja um dado negativo, o relatório coloca a Paraíba como o segundo melhor resultado entre os estados do Nordeste, atrás apenas de Sergipe, que tem 19,80% .

A pesquisa da CNMP mostra também que somente 34,30% das delegacias paraibanas têm plantão ininterrupto e que em menos da metade (42,60% ) há a presença do delegado nos plantões policiais por meio de sobreaviso.

Para repercutir os dados, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança e da Defesa Social da Paraíba.

O órgão repassou os telefones do delegado geral da Polícia Civil na Paraíba, João Alves, que não atendeu às ligações, e do delegado geral adjunto, Isaías Gualberto, que disse estar ausente das atividades e, por isso, não poderia responder às perguntas.