Cuidados com cães e gatos na época mais quente do ano

Veterinário dá dicas de como tornar o verão menos perigoso para os bichos.

Foto: Amanda Araujo

O verão chegou e não é só os humanos que sofrem com as altas temperaturas. Cães e gatos também precisam de alguns cuidados especiais nesta época do ano, principalmente aqueles que possuem pelagem grande. Segundo o veterinário William Costa, “fornecer bastante água é extremamente importante”, afinal eles se desidratam mais rápido.

É necessário ficar atento também aos horários de passeio do animal. “Evitar passear em horários mais quentes” é indicado por William. Além disso, é importante “procurar lugares frios e ventilados”, já que os bichos também sofrem com o calor.

Como aliados nestes cuidados, os pet shops surgem como boas opções, já que é preciso ter o cuidado para dar banho com produtos adequados que não irritem a pele e pelagem do animal. “Manter o pelo mais baixo nessa época através de tosas específicas pra cada raça”, indicou o veterinário. “Outro cuidado importante é aumentar a regularidade de escovação”, completa.

Cães e gatos de pelo escuro

William Costa alerta que não existe muita diferença no cuidado com de animais de pelo escuro e claro. O detalhe é que animais de pelagem escura são mais difíceis de identificar problemas, como insolação e queimaduras. “Todas as dicas devem ser levadas em consideração independente da cor do seu animal”, finaliza o veterinário.