Consumir até quatro xícaras de café por dia faz bem à saúde, diz pesquisa

Consumo moderado de café ajuda a diminuir as chances de problemas cardiovasculares, como ataques do coração e derrames.

caféConsumir três ou quatro xícaras de café por dia traz benefícios para a saúde. Essa foi a conclusão de um estudo publicado no British Medical Journal, uma das mais importantes revistas acadêmicas de medicina do Reino Unido.

Segundo a pesquisa, o consumo moderado de café ajuda a diminuir as chances de problemas cardiovasculares, como ataques do coração e derrames. Se comparados aos que não bebem café, o risco de desenvolver doença cardíaca para quem consome a bebida é 19% menor; no caso de morte por derrame, o risco é 30% menor.

Além disso, o estudo descobriu que o café pode ajudar a evitar certos tipos de câncer e doenças do fígado. O estudo analisou 218 pesquisas anteriores, que apresentaram mais de 70 resultados diferentes, e foi conduzido na faculdade de medicina de Southampton, no Reino Unido.

Apesar disso, os pesquisadores alertam que as pessoas não devem começar a consumir café apenas para evitar doenças, já que não é possível afirmar que o café é o principal responsável pela menor incidência de doenças: fatores como idade, tabagismo e prática de exercícios também influenciam na saúde.

Mas as notícias são boas para os amantes do café. “Os benefícios do consumo moderado de café parecem superar os riscos”, diz o professor Paul Roderick, coautor do estudo.