Paraíba passa a contar com sistema de alertas de desastres naturais por SMS

Objetivo é orientar sobre procedimentos que devem ser adotados diante de desastres.

A Paraíba é um dos estados que passam a contar a partir desta segunda-feira (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais por mensagens de texto (SMS). A ideia é prevenir e orientar quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante de risco de ocorrências como inundações, temporais ou deslizamentos de terras. Quem quiser receber os avisos precisa passar por um cadastramento.

A implantação do sistema ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com as Defesas Civis e apoio das empresas de telecomunicações. Além da Paraíba, o funcionamento começa nos demais estados do Nordeste e também na região Norte.

O envio das mensagens ficará a cargo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a partir de informações repassadas pela Defesa Civi. A mensagem inicial que a população receberá será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

“O serviço foi testado prinicipalmente para situações de enchentes, em estados como São Paulo e Santa Catarina. No Nordeste não temos muito esse tipo de situação, nosso problema maior é a seca. Pedimos que fosse feita uma modificação para que o sistema pudesse de alguma forma agir com relação à seca também” , afirmou o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, George Sabóia.