Vigília em João Pessoa homenageia Marielle Franco, vereadora morta no RJ

Avô da vereadora carioca era paraibano e um dos primeiros moradores da Maré.

Vigília em João Pessoa homenageia Marielle Franco, vereadora morta no RJ
Foto: Reprodução/Facebook

A vereadora carioca Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes, mortos na noite desta quarta-feira (14), no Rio de Janeiro, serão homenageados com uma vigília nesta sexta-feira (16), a partir das 16h na Lagoa, no Centro de João Pessoa. O avô de Marielle era paraibano e foi um dos primeiro moradores da Maré, região onde a vereadora residia.

Segundo informações da polícia, foram encontradas pelo menos nove capsulas de tiro no local. Os bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo que levava a vereadora e dispararam. De acordo com a perícia a Marielle foi atingida com quatro tiros na cabeça e o motorista foi atingido por três tiros na lateral das costas.

A organizadora da vígilia, a Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) manifestou a solidariedade aos companheiros e familiares das vítimas.

“A CUT PB também faz coro às manifestações que exigem das autoridades competentes urgência na apuração desse crime e a rigorosa punição aos culpados, além de cobrar a devida proteção para aquelas pessoas que lutam pela garantia de direitos humanos, pela defesa da democracia e pelo combate a todo tipo de violência, inclusive policiais e militares”, diz a CUT.

Marielle

Marielle Franco tinha 38 anos e foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016, com 46.502 votos.

Socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), teve dissertação de mestrado com o tema “UPP: a redução da favela a três letras”.

Atualmente ela era relatora da Comissão de acompanhamento às ações de intervenção militar na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, trabalho esse que já apontava para o abuso de poder por parte de policiais do 41º Batalhão da PM do Rio de Janeiro contra moradores de Acari.