Paraíba é o segundo estado do país com maior número de municípios em crise hídrica

Dado foi divulgado durante o 8° Fórum Mundial da Água que acontece em Brasília.

Paraíba é o segundo estado do país com maior número de municípios em crise hídrica
Ministro da Integração Nacional durante o 8º Fórum Mundial da Água – Foto: Dênio Simões/Agência Brasilia

O estado da Paraíba tem atualmente 196 municípios em situação de crise hídrica, ou seja, que enfrentando dificuldades de abastecimento de água devido ao baixo nível de seus reservatórios. De acordo com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o número é o segundo maior entre os estados do Brasil, perdendo apenas para Bahia, com 211 municípios em situação igual.

Outros 510 municípios no país também enfrentam dificuldades em consequência da seca, totalizando o número de 917, a maioria localizados na região do Nordeste. A informação foi divulgada pelo Ministro durante o desenvolvimento do Painel Crise Hídrica no Brasil, no terceiro dia de programação do 8° Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília. O evento iniciou no último domingo (18) e segue até a próxima sexta-feira (23).

>>> Treze açudes da Paraíba estão com 0% de volume de água

Durante o debate, Helder Barbalho disse que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento e ressaltou que o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, para otimizar as estratégias de uso racional”, concluiu.

O Fórum Mundial da Água foi criado no ano de 1996, idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos do planeta. O evento é organizado a cada três anos e essa primeira vez que acontece no Brasil.

Estado tem 65% dos reservatórios com menos de 20% de água acumulada

Paraíba é o segundo estado do país com maior número de municípios em crise hídrica
Açude de Coremas – Foto: José Albertino

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), dos 127 reservatórios monitorados pelo órgão, 83 estão com menos de 20% de água acumulada. O número corresponde ao percentual de 65%.  Outros 41 mananciais estão a capacidade de água acima de 20% e três estão transbordando.

O açude de Coremas, maior reservatório hídrico do estado, acumula atualmente 58.264.789,76 de metros cúbicos de água, o equivalente a 9,85%. Sua capacidade total é de 591.646.222 de m³.