Volume de água nos açudes da Paraíba soma apenas 14,29% de toda capacidade hídrica

Número representa recarga de quase 5% comparado ao mês de janeiro deste ano.

Volume de água nos açudes da Paraíba soma apenas 14,29% de toda capacidade hídrica
Açude de Coremas – Foto: Dnocs

O volume de água acumulado nos 127 reservatórios da Paraíba soma nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, apenas 14,29% de toda capacidade hídrica. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que monitora estes reservatórios.

O percentual corresponde ao volume de 540,8 milhões de metros cúbicos de água, enquanto a capacidade hídrica total dos mananciais no estado é de 3,7 bilhões de metros cúbicos. Dos 127 reservatórios monitorados, 44 estão em situação crítica, acumulando menos de 5% do volume total de água, e outros 39 estão com a capacidade hídrica abaixo de 20%. O levantamento também aponta que apenas 41 açudes estão com o volume acima de 20%.

>>> Treze açudes da Paraíba estão com 0% de volume de água

Os açudes que estão transbordando no estado são apenas três: Araçagi (no município de Araçagi); Olho D’Água (em Mari) e São José (em Monteiro). De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, apesar do baixo volume de água somando o índice hídrico de todos os reservatórios, o número é superior comparado ao início de janeiro deste ano. “O ano iniciou com os reservatórios em todo estado somando pouco mais de 10% do volume de água. Hoje essa condição é de quase 15%, não se torna um motivo de comemoração, especialmente hoje dia mundial da água, mas demonstra que houve um recarga em decorrência do registro de chuvas”, disse.

>>> Estado é o segundo do país no ranking com maior quantidade de municípios em crise hídrica

O baixo índice segundo João Fernandes reflete também o quadro crítico causado pela estiagem que afeta o estado. “São pelo menos sete anos seguidos de seca e os mananciais perderam muita água por causa dessa situação. A recarga registrada nos reservatórios nesse trimestre aponta uma reação, mas falta muito para o retorno da condição normal”, concluiu.

Coremas

O açude de Coremas, maior reservatório do estado, acumula 58.171.997,12 de m³ nesta quinta-feira(22), o equivalente a 9,8% de sua capacidade hídrica de  591.646,222 de m³.  O manancial fica localizado no Sertão do estado e abastece uma população superior a 300 mil habitantes.

Previsão

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a expectativa é que as chuvas sobre o estado da Paraíba continuem também durante o mês de abril. “Tivemos chuvas intensas durante os meses de janeiro e fevereiro em algumas regiões do estado, mas recentemente essas precipitações diminuíram. A redução é normal considerando a característica do clima de nosso estado, especialmente, na região do Sertão, devido o ambiente seco. Apesar disso, o retorno intenso das chuvas deve acontecer até o fim deste mês, seguindo também durante o período de abril”, informou.