Sem notificação de nova decisão de fechamento, direção mantém IPC em João Pessoa funcionando

O pedido de interdição foi realizado pelo Ministério Público do Trabalho.

Sem notificação de nova decisão de fechamento, direção mantém IPC em João Pessoa funcionando
Foto: Hebert Araújo/CBN João Pessoa

Até a manhã desta sexta-feira (23) a direção do Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa ainda não teria sido notificada da segunda interdição do prédio pela Justiça do Trabalho. De acordo com o diretor do órgão, Israel Aureliano, foi tomado conhecimento da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) através de informações veiculadas na imprensa. Apesar a decisão, os serviços no prédio continuam funcionando normalmente e só serão transferidos para outras instituições quando a direção do IPC tomar conhecimento judicial.

“Não temos como prever a o trabalho da justiça, mas posso dizer que estamos tomando providências e organizando as coisas por aqui. Mas por enquanto o funcionamento continua o mesmo”, afirma Israel Aureliano. Ainda de acordo com o diretor do IPC, o prédio continua passando por obras para atender as demandas apontadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) durante a 1ª interdição do prédio, no dia 7 de março.

O prédio do IPC foi interditado após o Ministério Público do Trabalho encontrar diversas irregularidades na instituição, durante fiscalização realizada no dia 2 de março.

O MPT da Paraíba impetrou uma mandado de segurança após a juíza da 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa ter suspendido a interdição do prédio-sede do IPC em João Pessoa. Em sua decisão, a juíza convocada pelo TRT-13, Margarida Alves de Araújo Silva, restaura o ato de interdição.

Para o procurador do Trabalho e autor do recurso, Eduardo Varandas, a manutenção do funcionamento do prédio colocaria em risco a integridade física e a vida dos trabalhadores. Ele informou que continuará nos trabalhos de investigação das condições de trabalho do IPC, ampliando para as unidades do interior do Estado.