PB registra chuvas em 163 municípios e Coremas atinge mais de 10% de sua capacidade

Maior açude da PB, Coremas recebeu mais de 3 milhões de metro cúbicos de água desde a última sexta-feira (30).

Foto: José Albertino
PB registra chuvas em 163 municípios e Coremas atinge mais de 10% de sua capacidade
Coremas ultrapassou a marca de 10% de sua capacidade total. Foto: José Albertino

No mês de março foi registrado chuva em 163 municípios paraibanos, de acordo com Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O volume de chuvas ajudou na recarga dos açudes de Coremas, que atingiu 10,35% do total de sua capacidade, e de Boqueirão que está com 17,15% de sua capacidade.

O maior reservatório de água da Paraíba, o açúde de Coremas, que fica no município de mesmo nome, no Alto Sertão, recebeu desde a última sexta-feira (30) mais de 3,3 milhões de metros cúbicos de água, armazenando, nesta segunda-feira (2), mais de 61 milhões de metros cúbicos. A quantidade de água equivale a 10,35% de sua capacidade total.

Já o açúde de Boqueirão apresenta o maior volume de água em reservatório no estado. Nesta segunda-feira, os dados da Aesa apontam que há mais de 70 milhões de metro cúbicos de água no açúde, o que equivale a 17,15%.

Chuvas em março

A região da Paraíba que apresentou a maior média de chuvas, no mês de março, foi o Brejo, com média 161,38 mm. No litoral paraibano, a Aesa registrou uma média de 152,88 mm de chuvas.

O Agreste e o Cariri/Curimataú, segundo a Aesa, foram as regiões que apresentaram a menor média de chuva no mês de março. Foi registrado 96,99 mm e 89,40 mm de chuva respectivamente.

No Sertão foi registrado 118,64 mm e no Alto Sertão foi registrado 90,36 mm de chuvas no mês de março. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, os chuvas na paraíba estão sendo influenciadas pelo fenômeno ‘La Niña’.

“O fenômeno ‘La Niña’ é caracterizado pelo esfriamento das águas superficiais no Oceano Pacífico e junto com o Oceano Atlântico influência nas chuvas na Paraíba. Atualmente o fenômeno está bastante fraco e em junho deve haver a normalização do clima na região”, afirma a meteorologista.

Ainda de acordo com Marle Bandeira o estado apresentou um bom regime de chuvas no litoral e no sertão principalmente no início e no fim do mês de março. Havendo um período de 10 a 15 dias em que houve poucas chuvas em todo o estado.