TJ instala centro de conciliação e mediação em Tambaú

Centro funciona no período da tarde e atende aos moradores dos bairros da zona leste e norte de João Pessoa.

Divulgação/TJPB
TJ instala centro de conciliação e mediação em Tambaú
Divulgação/TJPB

Os moradores do bairros da zona leste e da zona norte de João Pessoa passam a contar a partir desta segunda-feira (9) dos serviços do Centro de Conciliação e Mediação da Zona Norte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O Centro está localizado em um prédio na Rua Infante Dom Henrique, 354, no Bairro de Tambaú. O funcionamento será no turno da tarde, das 14h às 17h, sob a coordenação dos professores Marcel Silva Luz e Cristiane Patrícia Ferraz, ambos com formação em conciliadores pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o diretor adjunto do Nucleo Permanente de Métodoos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Bruno Azevedo, o Centro vai oferecer serviço jurisdicional em uma área carente de serviços públicos desta natureza. “Essa é a primeira vez que o Tribunal de Justiça chega na Zona Norte. Aqui, vamos trabalhar muito os conflitos por meio da conciliação, mediação e negociação”, disse.

Além da solução de conflitos com a mediação e a conciliação, no local vai funcionar, também, o Núcleo de Prática Restaurativa, atendendo a uma orientação do Tribunal de Justiça, que segue a política pública determinada pelo CNJ. “A Prática Restaurativa é para resolver algumas situações de conflitos na área criminal, através da filosofia desses institutos de mediação e conciliação, evitando que se transformem em processos e aumentem a carga perante o Judiciário”, explica o juiz Bruno Azevedo.