Paraíba registra mais de três homicídios por dia no primeiro trimestre de 2018

Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram contabilizados 319 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)

Paraíba registra mais de três homicídios por dia no primeiro trimestre de 2018
Dados foram divulgados durante reunião de monitoramento da segurança pública. Foto: Francisco França/Secom-PB

Mais de 3 homicídios por dia foram registrados na Paraíba nos três primeiros meses do ano. De acordo com os dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SSDS) da Paraíba, divulgados nesta quarta-feira (18), nos meses de janeiro, fevereiro e março foram contabilizados 319 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte.

Apesar de ser um número alto, a Secretaria destaca que houve uma redução de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 345 ocorrências de CVLI foram registradas. Os números foram apresentados durante uma reunião de monitoramento da segurança pública, que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, enfatizou que o objetivo das forças de segurança é combater a criminalidade e prestar um serviço cada vez melhor para a população. “Tivemos um primeiro trimestre positivo em 2018, o que mostra que dá para ter bons resultados com muito trabalho e empenho. Mas sabemos que podemos fazer mais pela segurança na Paraíba, por isso temos que manter o trabalho integrado e forte no combate à violência”, avaliou.

Ainda segundo o Núcleo, em números absolutos, a Paraíba teve 1.680 casos de assassinatos em 2011, registrando a primeira redução em 2012 (8,2%), o que se seguiu até 2017, com 1.284 ocorrências de crimes contra a vida. No cenário nacional, em 2017 a queda foi de 3% nesse tipo de ocorrência, enquanto estados que fazem divisa com a Paraíba tiveram aumento de registros: Ceará (43%), Rio Grande do Norte (20%) e Pernambuco (21%).

O relatório produzido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social ainda aponta que das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp)previstas na Lei de Compatibilização de Áreas (LC 111/2012), que prevê a responsabilização territorial aos gestores da pasta, dez tiveram redução no número de assassinatos: zona oeste de Campina Grande (-16); zona norte de Campina Grande (-8); Catolé do Rocha (-7); Princesa Isabel (-6); Alhandra (-5); zona sul de João Pessoa (-5); Picuí (-5); Cabedelo (-3); Sousa (-3); Itabaiana (-2).

Também participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o secretário da Administração Penitenciária, Wagner Dorta, o chefe da Casa Militar, Anderson Pessoa, o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, e outras autoridades.