MPF investiga atraso na realização de mamografias na rede municipal de Saúde

Pacientes que estejam enfrentando dificuldades na marcação de exames devem comparecer à sede do órgão.

MPF investiga atraso na realização de mamografias na rede municipal de Saúde

O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o atraso na marcação de mamografias na Rede Municipal de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa. Segundo o órgão, as mulheres que estejam enfrentando dificuldades na marcação de exames, com uma demora superior a 15 dias, devem comparecer a sede do MPF, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Expedicionários.

As pacientes devem apresentar o protocolo de solicitação do exame e do pedido feito perante o órgão municipal. Assim, o MPF vai poder verificar as razões da eventual demora na realização do procedimento pelo SUS.

Ainda de acordo com o MPF, uma reunião realizada no dia 30 de agosto de 2017 estabeleceu diversas providências para a Prefeitura de João Pessoa. O objetivo era melhorar a oferta e facilitar o acesso das pacientes aos exames. Durante a reunião, o município assumiu o compromisso de implementar um registro de protocolo para todas as solicitações de exames e de consultas no setor de regulação. Esse sistema deve permitir averiguar possíveis demoras nas marcações.

O município também se comprometeu a firmar metas de marcação de exames de mamografia de rastreamento pelos servidores da regulação, admitir a requisição de mamografia por enfermeiros e promover investigação interna quanto ao possível atraso excessivo na marcação desses procedimentos, inclusive, ouvindo usuárias que tenham apresentado reclamação.