Oitenta prédios abandonados correm risco de desabar em João Pessoa, diz CAU-PB

Conselho alerta que tragédias similares à ocorrida em São Paulo podem acontecer nestes locais.

Antigo prédio do INSS hoje em dia é ocupado por uma série de comerciantes
Oitenta prédios abandonados correm risco de desabar em João Pessoa, diz CAU-PB
Antigo prédio do INSS hoje em dia é ocupado por uma série de comerciantes (Foto: Francisco França/Arquivo)

Cerca de 80 imóveis abandonados correm risco de desabamento em João Pessoa. O dado é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB) , que divulgou um levantamento nesta sexta-feira (4). O órgão alertou para o risco de acontecerem tragédias nesses locais similares ao que aconteceu em São Paulo, com o incêndio e queda do edifício Wilton Paes de Almeida, na madrugada de terça-feira (1º).

Segundo o CAU-PB, a Defesa Civil repassou que o prédio que oferece maior risco em João Pessoa é o do antigo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital. Pertencente à União, o prédio ficou abandonado por alguns anos e atualmente é ocupado por comerciantes.

Além das más condições estruturais, devido à falta de manutenção, a edificação está com a fiação elétrica comprometida e apresenta infiltrações e fissuras que oferecem risco para os comerciantes que trabalham no local e para os pedestres que transitam pelo entorno.

Oitenta prédios abandonados correm risco de desabar em João Pessoa, diz CAU-PBEm situação semelhante também estão várias edificações localizadas no Centro de João Pessoa, como o antigo prédio do Instituto de Pensões e Assistência dos Servidores do Estado (IPASE), o Hotel Nazareno, e casarões e prédios públicos.

De acordo com o CAU, é necessário que as entidades públicas façam vistorias nestes imóveis e também devem ser feitas ações de manutenção pelos proprietários, como prevenção de possíveis acidentes. “Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida em São Paulo. É necessária maior seriedade dos entes públicos com relação ao seu patrimônio e com a fiscalização e aplicação da lei sobre os imóveis privados. Que o fato sirva para despertar a necessidade de uma política urbana séria para a habitação, gestão e desenvolvimento das cidades”, destacou Ricardo Vidal, presidente do CAU-PB.

A tragédia do incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, motivaram o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil a propor uma Política Nacional de Recuperação dos Centros Urbanos com enfoque especial na habitação de interesse social.