Assassino confesso de família paraibana em Pioz, na Espanha, tem julgamento marcado

Patrick Gouveia está preso na Espanha desde outubro de 2016, quando se entregou.

Patrick confessou ter assassinado seus dois tios e dois primos em agosto de 2016
Patrick confessou ter assassinado seus dois tios e dois primos em agosto de 2016

François Patrick Nogueira Gouveia, assassino confesso de uma família paraibana em Pioz (Guadalajara), na Espanha, teve o seu julgamento marcado para outubro deste ano. Segundo a Agência EFE, a Justiça Espanhola confirmou nesta quarta-feira (23) a data do julgamento. Patrick confessou ter assassinado seus dois tios e dois primos em agosto de 2016.

>>> Sobrinho confessa chacina da família paraibana na Espanha

A acusação quer que Patrick Nogueira seja julgado por quatro assassinatos. Já a defesa pede que o caso seja julgado como dois assassinatos, relativos às crianças e dois homícidios – as mortes dos tios -, alegando como atenuante o fato de o jovem sofrer transtornos mentais. O Código Penal da Espanha diferencia os dois crimes. Assassinato é considerado um delito mais grave e prevê penas maiores de prisão.

Documento detalha crime

O documento divulgado nesta quarta-feria pela Promotoria relata o que teria ocorrido no dia do crime. Segundo o texto, Patrick foi ao chalé dos tios na cidade de Pioz com o “propósito de acabar com a vida dos tios e dos primos” por estar portando facas de grande dimensão.

De acordo com o relato, a tia do acusado abriu a porta do chalé e permitiu que Patrick entrasse. Quando ambos estavam na cozinha, o jovem a atacou enquanto ela lavava as louças.

Na sequência, Patrick matou a prima, de 4 anos, e o primo, de 1 ano. Ele ainda esquartejou o corpo da tia para guardá-lo em um saco plástico, com a intenção de escondê-lo, limpando a cena do crime. Quando o tio chegou em casa, Patrick o surpreendeu e o esfaqueou várias vezes. O jovem também esquartejou o corpo do tio.

Além disso, Patrick trocou mensagens em um aplicativo de celular com um amigo no Brasil, relatando o crime e pedindo conselhos. Apenas no dia 17 de setembro, devido ao mal cheiro que saía da casa, as autoridades foram chamadas e encontraram os corpos.

Patrick voltou para o Brasil após crime

O acusado chegou a vir ao Brasil, mas foi preso em 19 de outubro após se entregar na Espanha e confessar ser de fato o autor do crime. Em depoimento, ele não revelou os motivos que fizeram com que ele cometesse o assassinato, disse apenas que “sentiu uma ódio incontrolável e uma vontade de matar”.

Após investigações, a Polícia Civil da Paraíba anunciou a prisão de um segundo suspeito de envolvimento nas mortes. A prisão preventiva de Marvin Henriques Correia foi pedida pelo Ministério Público, por acreditar que o jovem de 18 anos participou do crime, mesmo à distância. Tempos depois, Marvin foi liberado da prisão e monitorado com tornozeleira eletrônica.