Festas juninas aumentam problemas respiratórios e queimaduras

Queda de temperatura, fumaça e fogo aumentam risco de problemas de saúde e acidentes.

Festas juninas aumentam problemas respiratórios e queimadurasOs cuidados com fogos de artifício devem ser redobrados na época de São João, principalmente com as crianças. Nesse período, a queda da temperatura e a fumaça são combinações perfeitas para o aumento de usuários com problemas respiratórios nos serviços de saúde, além do elevado risco de queimaduras.

O contato com a poeira, fumaça da fogueira e dos fogos de artifício são alto fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre pessoas que já desenvolvem quadros alérgicos, idosos e crianças. Essa situação pode causar irritação nos olhos e garganta, alergia, asma, bronquite, além de reduzir a resistência a infecções.

Cerca de 300 crianças e adolescentes são atendidos por dia no Hospital Municipal do Valentina (HMV). No mês de junho há um aumento no número de atendimentos por conta da fumaça, ocasionada pelas fogueiras, fogos e também pela mudança de temperatura da época.

“É importante que os pais fiquem atentos e não deixem seus filhos muitos expostos a fogueiras, que podem causar prejuízos as crianças, principalmente aquelas que já têm quadros de alergias”, destacou Carmem Gadelha, pediatra e diretora do HMV. “Quanto às queimaduras, os pais devem ter cuidado redobrado com seus filhos e proibi-los de manipular fogos. Já os adultos devem evitar soltar fogos de artifício próximos às crianças, tendo em vista que algumas queimaduras podem trazer danos irreversíveis”, completou.

Onde buscar atendimento

Na rede municipal de saúde, as crianças alérgicas e com problemas respiratórios são atendidas no Hospital do Valentina, com atendimento 24 horas por dia em casos de urgência e emergência. Para o acompanhamento, as consultas devem ser marcadas na Unidade de Saúde da Família (USF) onde a criança é cadastrada.

Já os adultos, em caso de urgência e emergência, devem seguir para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em Manaíra, ou Célio Pires de Sá, no Valentina. Para o acompanhamento, assim como as crianças, devem procurar uma USF, podendo ser atendidos na unidade ou encaminhados pelo clinico geral para atendimento de alergologista ou pneumologista no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

Para atendimento em casos de queimaduras, tanto adultos quanto crianças, devem ser socorridas pelo Samu Regional – 192 ou imediatamente encaminhados para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.