Patos: 100 apenados vão ser monitorados por tornozeleira eletrônica

Equipamento vai ser usado por presos dos regimes aberto e semiaberto do Sertão.

Patos: 100 apenados vão ser monitorados por tornozeleira eletrônicaO Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Vara da Execução Penal (VEP) de Patos, no Sertão, celebrou uma parceria com Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe) para a implantação do sistema eletrônico de vigilância de presos, conhecido por Tornozeleira Eletrônica, a ser aplicado em 100 apenados dos regimes aberto e semiaberto da Comarca de Patos.

A portaria, assinada pelo juiz Ramonilson Alves Gomes, titular da VEP, com detalhes sobre o funcionamento do programa, será publicada nos próximos dias. Após uma série de estudos entre os setores que acompanha o sistema prisional no Estado, o juiz Ramonilson Alves escolheu o programa por considerá-lo mais protegido e que contribui para a diminuição dos gastos na área.

“É um sistema sofisticado e seguro, extremamente eficiente, e que também tem reflexo na área de segurança pública. Representa uma economia de variadas ordens para o Estado, pois diminui a quantidade de pessoal, gastos com alimentação e vigilância em geral, além de permitir, para os presos, o conforto de permanecer em casa”, considerou.

O programa monitora os reeducandos 24 horas por dia, permitindo-lhes que sejam recolhidos em suas residências à noite ou finais de semana, e não mais no Presídio Masculino Romero Nóbrega ou no Regional Feminino. Serão 70 homens e 30 mulheres que iniciarão o programa.

Delitos praticados

Segundo o juiz Ramonilson Alves, muitos delitos são praticados por egressos do sistema fechado e que, portanto, estão nos regimes aberto ou semiaberto. “Com o monitoramento, agora fica mais fácil descobrir a autoria, já que os relatório diários, que são enviados para a Vara, apresentam a hora e local exatos de onde o apenado se encontra”, informou.

A implantação do programa ocorreu quando surgiu a demanda para a transferência dos presos para o novo Presídio que será entregue na Comarca, construído por meio de uma parceria público-privada entre a Faculdade Integrada de Patos (FIP) e o Governo do Estado.

“Analisamos diversos fatores, como a segurança e facilidade de acesso. Dentre as opções que surgiram, a tornozeleira eletrônica foi a melhor que se apresentou. O Governo garantiu que tinha disponibilidade, através de um convênio com a União, e resolvemos instalar”, afirmou o magistrado.