Paraíba tem 15,69% das cidades com nomes de santo e realiza maior festa junina do país, diz CNM

No comparativo com outros estados nordestinos, a Paraíba ocupa segundo lugar no ranking.

Procissão da Penha (Foto: Rizemberg Felipe)
Procissão da Penha (Foto: Rizemberg Felipe)
Foto: Rizemberg Felipe

A realização de tradicionais festejos juninos em todo o país levou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a realizar um mapeamento dos municípios brasileiros que têm nome de santos e quais são as festas realizadas em todo o país neste período de junho a julho. Na Paraíba, segundo o estudo, pelo menos 35 cidades carregam o nome de algum santo da Igreja Católica. Em termos percentuais, o estado chega a 15,69% do total de 223 municípios paraibanos.

No comparativo com outros estados nordestinos, a Paraíba ocupa segundo lugar no ranking, perdendo apenas para o estado de Sergipe, que tem 75 cidades em seu território e 19 com nomes de santo, no total percentual de 25,33%. Na outra ponta fica o estado do Ceará, que tem apenas 2,71% dos municípios com nomes de santo.

As nomenclaturas Santos, santo, são, santa, aparecida e nossa senhora são os mais comuns. De acordo com o trabalho desenvolvido pela CNM, pequenas cidades – com até 10 mil habitantes – são as que possuem maior tendência a ter municípios com tais denominações. Exemplo delas são as cidades de São José de Piranhas, São Domingos, São Francisco, São Bentinho, São José dos Ramos, Santa Helena, todas com menos de cinco mil habitantes.

Na Paraíba, entretanto, há cidades de maior porte, como Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, e São Bento, no Sertão paraibano, que carrega o nome de santos da Igreja Católica. As cidades possuem, respectivamente, 136,8 mil e 33,8 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2016.

Festas juninas

O mapeamento da CNM destacou também as festas realizadas em decorrência dos santos. Em junho, além do período junino, ocorre também o maior número de celebrações para comemorar o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Na Paraíba, o estudo apontou a realização de 14 festas juninas, com destaque para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, classificado pela Confederação como o maior do Brasil.

Com base nos números do governo federal, cerca de 140 festas devem ser promovidas até o final deste mês, em todos os estados brasileiros. A maior parte é de celebração a Santo Antônio, São João e São Pedro. Segundo estimativa da entidade, só em junho, foram 54 comemorações de São João; 38 de Santo Antônio e 20 de São Pedro.

Os maiores deles foram: São João de Campina Grande (PB), Bumba meu boi de São Luís (MA), São João de Caruaru (PE), Forró Caju em Aracajú (SE), São João do Pelô em Salvador (BA), Festival Folclórico de Parintins (PA), o Arraial dos Caetés em Bragança (PA), Arraial do Banho de São João em Corumbá (MS), São João de Maracanaú (CE), Mossoró Cidade Junina (RN), São João de Belo Horizonte (MG), São João de Boa Vista (RR), Festival Folclórico de Parintins (AM), Arraiá de São João de Aparecida (SP) e São João no exterior.

Estado Total de municípios Municípios com nomes de santos Percentual
Sergipe 75 19 25,33
Paraíba 223 35 15,69
Piauí 224 35 15,62
Maranhão 217 31 14,28
Bahia 186 23 12,36
Pernambuco 185 21 11,35
Rio Grande do Norte 167 19 11,37
Alagoas 102 10 9,8
Ceará 184 5 2,71