Problemas na estrutura e manutenção contribuíram para colapso de reservatório

Segundo a Defesa Civil, estrutura apresentava fissuras, infiltrações e ferragens.

caixa d'água
Reservatório R1 estourou no dia 24 de junho, em João Pessoa.

O colapso do reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) em João Pessoa foi provavelmente provocado por problemas estruturais e falta de manutenção, conforme laudo divulgado pela Defesa Civil de João Pessoa nesta quarta-feira (18). O reservatório R-1, localizado na avenida Diogo Velho, estourou no dia 24 de junho, deixando diversos bairros da capital sem água por cerca de uma semana.

Segundo o laudo da Defesa Civil, foram avistadas fissuras e sinais de vazamento constante nas paredes do reservatório, que teriam sido previamente tampadas com graute, um tipo de argamassa resistente. Embora essas paredes não tenham desabado, seu estado de conservação, de acordo com o relatório, aponta para a “vulnerabilidade estrutural” da construção.

O laudo aponta, ainda, para a existência de infiltrações e de lajes e paredes com ferragens expostas, o que pode ter contribuído para a aceleração do processo de corrosão e facilitado o colapso de parte da estrutura.

O texto indica que a existência de tais problemas, somado à falta de manutenção adequada, podem servir como possíveis causas para o incidente: “as patologias dos elementos estruturais que compõem o reservatório foram fatores que interferiram no colapso de parte da estrutura, evidenciadas supostamente pela ineficiência de manutenção preventiva”, conclui o laudo por Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil da capital. O documento ainda sugere que sejam tomadas medidas de segurança para evitar novos colapsos do reservatório.

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a Cagepa, mas as ligações não foram atendidas.