Inca estima diagnóstico de 1.690 novos casos de câncer de cabeça e pescoço este ano

Hospital realiza triagem gratuita essa semana dentro de ação de combate à doença; veja como participar.

Foto: Francisco França
Campanha está sendo realizada pelo Hospital Napoleão Laureano (Foto: Francisco França)
Campanha está sendo realizada pelo Hospital Napoleão Laureano (Foto: Francisco França)

Segundo o médico cirurgião Uirá Coury, 75% dos pacientes da região Nordeste diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço chegam aos hospitais em estágio avançado da doença. Na Paraíba, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 1.690 novos casos apenas este ano.

Pensando em diminuir estes dados, durante esta semana, o Hospital de Napoleão Laureano promove o Julho Verde. Dentro da programação, é possível realizar exames de triagem de forma gratuita no Hospital. O atendimento não precisa de encaminhamento médico, mas, quem tiver, deve levar. O horário de atendimento é de 8h às 12h.

A campanha Julho Verde, é promovida Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e realizada em 57 países, visa a mobilizar a sociedade sobre os principais fatores de risco, como ter acesso ao diagnóstico e às possibilidades de tratamento. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço são:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas na língua, nas gengivas, no céu da boca e na bochecha;
  • Nódulos no pescoço;
  • Rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados pode haver dificuldade na mastigação, na deglutição e na fala, além da sensação de que há algo preso na garganta.