Central de Agricultura Familiar recebe programação especial nesta quinta-feira

Evento celebra três anos de funcionamento e o Dia da Agricultura Familiar.

Central de Agricultura Familiar recebe programação especial nesta quinta-feiraA Central de Comercialização da Agricultura Familiar João Pedro Teixeira (Cecaf), em João Pessoa, recebe, nesta quinta-feira (26), uma programação especial em comemoração aos três anos de funcionamento do local e ao Dia da Agricultura Familiar, celebrado nacionalmente no dia 25 de julho. As atividades começam a partir das 8h30.

A programação envolve um café coletivo reunindo os principais sabores da feira, apresentações culturais, atividades integrativas lúdicas relacionadas à cultura popular envolvendo os CREIs Stenila Nunes e Roberta Rodrigues Tavares, bem como as Escolas Municipais Zumbi dos Palmares e Leonel Brizola. Em solenidade, também haverá um espaço para fala institucional dos parceiros que auxiliam no funcionamento da Cecaf.

Em funcionamento desde 2015, a Cecaf hoje beneficia 134 agricultores familiares de 28 municípios paraibanos. “A Central se tornou um empreendimento de fomento a Agricultura Familiar a nível estadual e vem crescendo ainda mais, reunindo atividades relacionadas à produção familiar, artesanato, comida regional, pesca e cultivo de orgânicos”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Produtos orgânicos

Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. A Secretaria de Desenvolvimento UrbanoSedurb informou que realiza oficinas periódicas para conscientizar os agricultores sobre a importância de não utilizar agrotóxicos nas plantações. Hoje, cerca de 30% da produção do local é orgânica e a meta é que essa produção aumente.