Policial envolvido com grupo que atacava bancos é expulso da PM

Soldado atuava como informante do chefe da organização criminosa.

Foto: Divulgação

Um soldado da Polícia Militar da Paraíba condenado por envolvimento em um grupo que atacava bancos em três estados do Nordeste foi expulso da corporação. O ato de expulsão de Alexsandro Soares da Silva, assinado pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Estado.

Alexsandro foi condenado a um ano e seis meses de detenção, que acabou sendo convertida em prisão pelo crimie de violação do sigilo profissional, segundo o previsto no Código Penal Militar.

A ação penal tramitou na Vara da Justiça Militar da Paraíba e transitou em julgado no dia 21 de outubro de 2015. Após encerrados os trâmites recursais, a corregedoria encerrou o processo em 16 de julho de 2018.

Segundo o ato de expulsão, o soldado Alexsandro fazia parte de uma organização criminosa envolvida na prática de roubos e furtos a estabelecimentos bancários e veículos, e que agia na Paraíba e nos estados de Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

O policial era responsável por passar informações privilegiadas ao chefe da organização e participou em várias ocasiões fornecendo informações sobre ações policiais, prisões de infratores, movimentações de policiais e paradeiros de veículos roubados, visando atender ao interesse da organização que era alvo de investigação policial.

O comandante-geral destaca na portaria que a conduta do policial repercutiu negativamente no resultado das operações contra a criminalidade que se desenvolviam na área em que o policial atuava. Ele fazia parte do 7º Batalhão da PM, em Santa Rita