Saiba se você está preparado para ter um animal de estimação

Animais podem fazer companhia, mas é preciso saber cuidar antes de levá-los para casa.

Foto: Kleide Teixeira
Saiba se você está preparado para ter um animal de estimação
Foto: Kleide Teixeira

É muito bom chegar em casa e ter seu pet esperando. Mas criar qualquer animal de estimação exige muito mais do que alimentá-lo todos os dias. Neste domingo (9), é comemorado o Dia Mundial do Veterinário e o JORNAL DA PARAÍBA aproveitou para conversar com quem mais entende de animal para dizer se você está preparado para criar um animal de estimação.

Cuidados básicos

Segundo o veterinário Marcos Lopes, além de alimentação de qualidade e deixar sempre água fresca, é necessário manter ele higienizado, mantendo o pet limpo e livres de parasitas, carrapatos e pulgas. “Também tem que se ter cuidado com a saúde de seu pet, manter sempre em dia vacinas e vermífugos”, ressaltou. Estar com o cartão de vacinação do pet atualizado é importante tanto para a saúde do animal, quanto a do dono. “Algumas patologias podem ser transmitidas dos animais para as pessoas”, explicou.

Passeios

“O passeio tem papel importante evitando-se stress e fazendo com que seu pet mantenha contato com outros animais tornando-se mais sociáveis”. Marcos indica que os passeios sejam feitos diariamente, lembrando dos cuidados de se evitar áreas sujas, gramas ou matos. Essas áreas são focos de contaminação de verminoses, e ectoparasitas e outras patologias.

Saiba se você está preparado para ter um animal de estimação
Foto: Mazinho Gomes

Veterinário

Como a manutenção das vacinas é anual, a visita ao veterinário também deve ser frequente. “Animais com doenças pré existentes, como diabéticos ou cardiopatas, precisam de uma frequência maior. Em geral, a cada 4 ou 6 meses já seria bem interessante”.

Companhia

Passar muito tempo fora de casa é uma preocupação relevante, mas o veterinário explica que os pets se adaptam a nossa rotina, mas é importante estar atento a mudanças de comportamento. Ao perceber seu animal desanimado e recusando comida, é importante fazer uma visita ao médico. “Desta forma podemos intervir de forma rápida e objetiva quando precisar e assim obtermos melhores respostas em tratamento quando forem precisos”.