Grupo responsável por resgate de detentos do PB1 é preso em João Pessoa

Grupo de dez pessoas estava hospedado em um flat em Manaíra, na capital.

PB1
Armas foram apreendidas com integrantes de grupo suspeito de articular a fuga no PB1.

Dez pessoas envolvidas no resgate dos presos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1), em João Pessoa, foram presas pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (10). Segundo a PM, o grupo é formado por homens e mulheres e é da cidade de Campina Grande. Eles estavam hospedados em um flat em Manaíra, na capital.

Conforme a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), com o bando foram apreendidas seis armas de fogo, entre elas um fuzil. As pessoas presas e o material apreendido foram encaminhado para a Seds, no bairro de Mangabeira.

No início da tarde, a Secretaria de Administração Penitenciária atualizou o número de fugitivos: depois de uma recontagem, o número total passou a 92. As divisas com os estados vizinhos tiveram a segurança reforçada, sendo que mais de 40 fugitivos foram presos até as 17h desta segunda-feira. A lista atualizada dos fugitivos só deve ser divulgada na tarde desta segunda-feira pela Secretaria de Administração Penitenciária.

O ataque criminoso que gerou a fuga em massa de presos do PB1 tinha como objetivo o resgate de um único preso: Romário Gomes Silveira, que foi detido em agosto após participar de um ataque a um carro-forte.

Durante a fuga no PB1, uma ação policial na rodovia estadual PB-008 tentou conter os fugitivos que passavam pelo local e houve troca de tiros. O tenente da PM, Erivaldo Moneta, de 36 anos, entrou em confronto com os criminosos, foi baleado na cabeça e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Ele foi internado em estado gravíssimo, mas no final da manhã o hospital confirmou a morte do policial.

Por conta do caso, a rede municipal de ensino que fica nas proximidades da unidade prisional, em Jacarapé, e o Campus de Mangabeira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspenderam as aulas na manhã desta segunda-feira.

Grupo responsável por resgate de detentos do PB1 é preso em João PessoaAção para confundir policiais

O secretário Sérgio Fonseca explicou que a ação começou a partir de uma mata nas proximidades do presídio, de onde os criminosos atiraram nas guaritas do PB1 para confundir os policiais e iniciar uma troca de tiros. “Com essa quantidade de armamento, inclusive com a utilização de fuzis ponto 50, eles efetuam vários disparos nos alojamentos dos PMs e agentes. A arma perfura facilmente a parede. Pela munição estar atravessando as paredes, os agentes tiveram que se abrigar. Aí sim, eles conseguem se aproximar e usar os explosivos no portão da frente e da lateral”, disse o secretário. Durante o resgate, fugiram presos de pelo menos 12 celas da ala direita do pavilhão 2 do PB1.

Segurança no presídio

“Todas as forças de segurança estão com força total buscando caçar esses elementos, nós vamos buscá-los. A PM está de prontidão, nas ruas, vamos dar proteção adequada. Vamos buscar efetivamente resgatar naturalmente a sensação de segurança”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves. Ele participou da entrevista junto com o secretário Sérgio Fonseca e também com o secretário de Segurança Pública do estado, Cláudio Lima. Segundo o coronel, os comandos dos batalhões que fazem divisa com os outros estados foram orientados a reforçarem a segurança.