Exército deflagra operação contra desvio de explosivos em pedreiras e mineradoras da PB

Ação acontece um dia após o ataque ao PB1, quando um grupo explodiu portão da unidade.

Foto: Polícia Federal

Uma operação do Exército foi deflagrada nesta terça-feira (11) com o objetivo de coibir desvios de explosivos em pedreiras e mineradoras da Paraíba e de outros três estados. A ação acontece um dia depois do ataque a Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, em João Pessoa, quando um grupo usou explosivos para estourar o portão principal da unidade. Noventa e dois detentos fugiram.

Segundo o Exército, a Operação Dínamo VI vai fiscalizar 12 empresas na Paraíba. Também são alvos pedreiras e mineradoras de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Além dos militares do Exército, a operação conta com homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar e Receita Estadual, Ibama e Departamento Nacional de Produção Mineral.

A fiscalização acontece por meio da vistoria da documentação de controle de explosivos, as condições dos depósitos e o armazenamento dos Produtos Controlados pelo Exército.

De acordo com o Exército, as ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com explosivos e, consequentemente, para a melhoria da sensação de segurança.