Paraíba segue na 1º posição do Nordeste no Ranking de Competitividade

Além disso, o estado conseguiu subir para a 9ª posição no país.

A Paraíba segue liderando os estados do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados. Segundo levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit e divulgado nesta sexta-feira (14), o estado também subiu para o 9º estado mais competitivo do Brasil. A Paraíba se destacou nas áreas da infraestrutura, saindo do 4º para o 2º lugar; da segurança pública, saltando do 13º para o 9º lugar; e também na sustentabilidade social, na qual avançou da 16ª posição para a 14ª posição.

Em 2017, a Paraíba ocupava o 10º lugar geral neste Ranking, que analisa a capacidade competitiva dos Estados. Na edição deste ano, o Estado ainda se manteve na mesma posição em relação ao ano passado no pilar Inovação, ficando em 8º lugar.

Paraíba segue na 1º posição do Nordeste no Ranking de Competitividade

Ranking da competitividade

O Ranking está na 7ª edição e apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares.

Entre os indicadores, 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dez itens analisados são infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

Dados gerais da Paraíba no Ranking

Nos pilares Potencial de mercado está no 18º lugar; Infraestutrura 2º lugar; Capital Humano ficou no 19º lugar; Educação 15º lugar; Sustentabilidade Social está na 14ª posição; Segurança Pública 9º lugar; Solidez Fiscal 11ª posição; Eficiência da Máquina Pública 18ª posição; Inovação ficou no 8º lugar; Sustentabilidade Ambiental ficou na 16ª posição.