Água da transposição volta a ser bombeada e população de Monteiro comemora

Aesa prevê que águas devem chegar ao açude de Boqueirão, por meio do Rio Paraíba, em 20 dias.

Água da transposição volta a ser bombeada e população de Monteiro comemora
Moradores de Monteiro tomam banho na saída da água do canal para o Rio Paraíba

O Ministério da Integração Nacional liberou o bombeamento de águas da transposição do rio São Francisco para a Paraíba nos canais do Eixo Leste. As bombas estavam desligadas desde o dia 19 deste mês por causa de vazamentos, mas o problema já foi sanado. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) é que as águas cheguem em 20 dias ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

O bombeamento das águas da transposição pelo Eixo Leste estava suspenso desde abril deste ano. A suspensão nos últimos seis meses serviu para a conclusão de obras complementares da transposição, basicamente nas barragens de Poções, em Monteiro, e Camalaú, no município de mesmo nome. No último dia 14, o bombeamento foi liberado e suspenso oito dias depois.

Neste sábado (22), moradores de Monteiro comemoraram a chegada das águas e muitos deles tomaram banho na saída do canal da Transposição. O açude de Poções, que abastece Monteiro, tem capacidade para armazenar 29,8 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 378.953 m³, o que corresponde a 1,7%. Com o aumento do volume no reservatório, o abastecimento de água na cidade será normalizado em outubro.

Já o açude de Camalaú tem capacidade para armazenar 48,1 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 4.535.370 m³, o que equivale a 9,3% da capacidade. Por sua vez, o reservatório em Boqueirão está 117,4 milhões de metros cúbicos , 28,5% de sua capacidade total.