Sete cursos da Paraíba obtêm nota máxima no Enade

Todos os cursos que obtiveram avaliação máxima são de instituições públicas.

UFCG. Foto: Divulgação

Sete cursos da Paraíba obtêm nota máxima no EnadeSete cursos de Ensino Superior da Paraíba foram avaliados com o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total, o Estado dispõe de 161 cursos superiores de instituições públicas e privadas.

Todos os cursos que obtiveram a nota máxima, 5, são de instituições públicas: Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do campus em Cajazeiras; Tecnologia em redes de computadores, do IFPB; Ciência da computação (bacharelado), da UFCG; Ciência da computação (licenciatura), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de Rio Tinto; Ciências sociais (licenciatura), da UFCG, no campus de Campina Grande; e Engenharia civil, da UFPB.

Paralelamente, seis cursos de instituições públicas registraram nota 1 no Enade: os cursos da UFPB de Física (bacharelado), do campus João Pessoa, Química (bacharelado e licenciatura) e Ciências biológicas (bacharelado), do campus de Areia; Química (licenciatura), do campus de João Pessoa do IFPB; e Engenharia, do campus de Sumé da UFCG.

O exame é obrigatório e avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, às habilidades e às competências desenvolvidas pelo estudante durante a formação acadêmica. A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal.