Projeto premiado promove tratamento e reaproveitamento de água de lava jato

Desenvolvido em escola pública, projeto foi vencedor do Prêmio Professores do Brasil.

Foto: Jeimes Ferreira Campos
Projeto premiado promove tratamento e reaproveitamento de água de lava jato
Foto: Jeimes Ferreira Campos

Como aproveitar a água desperdiçada por lava jatos? Essa pergunta guiou o projeto desenvolvido pelo professor Jeimes Ferreira Campos, da Escola Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fideles, em Bayeux. Intitulado ‘Construção de um sistema de filtração, decantação e destilação de efluentes do Lava Jato’, o projeto foi vencedor na categoria Ensino Médio da etapa regional Nordeste da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). Além disso, o projeto foi o único premiado como Prática inovadora de educação científica.

O objetivo principal era desenvolver um sistema de filtragem usando cano PVC de baixo custo, eficiente e de fácil operação. Esse sistema deveria ser capaz de tratar e, possivelmente, realizar o reaproveitamento da água utilizada nas lavagens de carros. Com baixo custo, o projeto conseguiu aliar teoria e prática dos conteúdos vistos em sala de aula nas disciplinas de Física, Química e Geografia.

“Os alunos aprendem desta forma a fazer ciência na prática através da resolução de um problema presente na própria comunidade onde estão inseridos”, explicou o professor desenvolvedor. Foi possível aliar o conteúdo curricular da escola com o curso de Mecânica Industrial e desafios presente na comunidade.

Os alunos realizaram visitas a vários lava jatos da região para conhecimento das problemáticas e, segundo Jeimes, o projeto é totalmente replicável. “Este projeto é plenamente passível de replicação em outras escolas, basta fazer algumas adaptações às diversas realidades encontradas”, garante Jeimes.

Atualmente, o projeto esta em fase de seleção dos lava jatos para participarem do processo de aplicabilidade. Também está sendo realizado planejamento e construção dos tanques de decantação e destilação solar em escala real.

Prêmio Professores do Brasil

O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação, que também vai anunciar 20 ganhadores da premiação especial. Os seis vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Dezoito professores da Paraíba estavam concorrendo na fase regional do Prêmio, que foi vencido por Jeimes e seu projeto com as águas de lava jato. Além dele, outro projeto paraibano também foi premiado nesta fase: do município de Olho d’Água, o projeto ‘Filme na sala de aula: aprendizado para a vida’, da professora Maria Lúcia Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Manoel Otaviano, venceu na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º Anos.

Os temas dos projetos paraibanos são variados, trabalhando questões como a iniciação ao interesse pela literatura ainda no berçário, identidade, cultura lúdica do quilombo, tecnologias e educação especial, bullying e até um sistema de tratamento de águas usadas em um lava jato está entre os projetos premiados no estado. Disciplinas como matemática, línguas e linguagens, história e biologia também entrem na lista, com projetos que tratam dos 70 anos do campo de concentração de Auschwitz e da capacidade da acácia branca contribuir no tratamento de água.

* Sob supervisão de Aline Oliveira