Médica alerta para importância do autoexame para prevenção de câncer de mama

Quanto antes as lesões forem detectadas, maiores as chances de cura.

Termina nesta quarta-feira  (31) a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas é preciso lembrar que os cuidados devem ser tomados durante todo os dias do ano. E uma das principais formas de diagnosticar a doença é gratuito e acessível a qualquer mulher: o autoexame. “As pessoas costumam acreditar equivocadamente que simplesmente realizar os exames vão lhe manter seguras para que não tenham câncer de mama”, afirma a mastologista e presidente da ONG Amigos do Peito da Paraíba, Joana Barros. A ONG promove uma mobilização no Busto de Tamandaré, orla de João Pessoa, nesta quinta.

A médica explica que, em algumas situações, os exames podem não detectar a lesão. “Daí a importância da paciente está sendo acompanhada por um médico, e também esteja atenta às alterações nas suas mamas” explicou. Por isso, o autocuidado é essencial para a detecção precoce de possíveis alterações suspeitas nas mamas.

Em um país como o Brasil, onde muitas mulheres não têm acesso à informação, ao Mastologista (médico especialista) e muito menos à mamografia (principal exame na luta contra o câncer de mama) ou a outros exames, é importante que as mulheres realizem o autoexame.

Vale salientar que o autoexame não exclui a necessidade da realização de outros como a mamografia. “Muitas campanha são realizadas sem o menor critério, estimulando a mulher a se tocar mas sem explicar que este autocuidado não substitui a Mamografia”. No caso de histórico de câncer de mama na família, os exames devem iniciar 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor.

Segundo Joana, a mamografia, ou mesmo a Ultrassonografia, serão apenas capazes de detectar a lesão o mais precocemente possível, aumentando as chances de cura em mais de 95%. “Porém jamais irão impedir o câncer de mama aparecer”, explicou. Caso perceba algo diferente, procure um médico para prosseguir com a investigação.

Olhai as Rosas de Jampa

A mobilização da ONG Amigos do Peito, nesta quinta, começa a partir das 17h, no Busto de Tamandaré. A ideia é valorizar e enaltecer a vida da mulher paraibana. O tema do evento é Olhai as Rosas de Jampa.